terça-feira, 18 de maio de 2010

Argumentar, oralmente e por escrito...

A turma do 3º/4º ano da prof. Filipa da E.B. 1 Casal da Cavaleira esteve a treinar o texto argumentativo.
1º Procuraram no dicionário o significado de "argumento".
2º A prof. mostrou uma imagem de um pão e pediu aos alunos para lhe darem argumentos para comermos pão.
3º os alunos registaram esses argumentos no quadro.
4º A prof. deu 2 imagens de alimentos a 2 alunos e pediu-lhes que argumentassem oralmente sobre a importância desse alimento.
5º Os outros colegas, à medida que ficavam convencidos da importância desse alimento, levantavam-se e ficavam ao lado do colega que estava a argumentar.
6º Quando todos os colegas tomavam uma posição, verificava-se qual o alimento com mais adeptos.
Fizemos este jogo várias vezes... E depois...

7º Dividiu-se a turma em pares e cada par recebeu a imagem de um alimento.
8º A pares, elaboraram um pequeno texto argumentativo sobre a importância desse alimento.
9º No final, leram os textos à turma.

Nem calculam os argumentos que os alunos apresentaram...Conseguiram convencer-nos!!!